quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Fim dos Tempos



 Sim! Acaba, aqui, uma era. Não que eu tenha tido graaaaandes conquistas nos videogames, mas desde os 3 anos de idade treinando, para ganharem de mim nunca foi fácil! Por dois motivos 

1)      Modéstia à merda: Eu sou Bom! E quando eu sou mau, sou melhor ainda!

2)      Eu sou chato pacas! Ganhar de mim – antigamente, tá! Agora mudou... um pouco – era uma coisa chata, porque você ouvia que fui roubado; ou porque eu queria revanche; ou o controle tava quebrado (e estava mesmo!); ou, ainda, sem querer, eu já esbarrei no reset durante as partidas. Pronto! Confesso! Foi passado!

Aos 3 anos ganhei meu Atari e eu já jogava antes disso, no Atari do meu Tio. Com primos e um tio muito maiores e mais velhos que eu (nunca melhores! Rá!), era complicado jogar. Claro que eu só perdia! Ou melhor, normalmente eu só ganhava quando deixavam. E, normalmente, só meu pai e minha mãe deixavam (gente, agora eu sei a verdade! Bom, pelo menos até eu pegar a manha no Boliche do Atari, né pai? E isso explica porque nunca gostei daquela porcaria de Megamania: Vocês só ganhavam de mim!), o resto não tinha dó. Confesso que até por conta disso me tornei, hum, um pouco competitivo... Só um pouco. E com isso eu joguei horas... E treinei... Treinei Tênis até dar “quebra espinhas” com precisão. Treinei Decathlon até as palmas das mãos ficarem repletas de bolhas (e muitos controles estourados, que eu mesmo arrumava depois de um tempo!). Treinei ET até... Bom, ET era muito fácil, e acho que só eu joguei aquele negócio até o fim.


 Isso era Decathlon! Sim, esse aí é um corredor e ali em cima a torcida (olha a carinha deles!). Use a imaginação, caramba!


Claro que tive oportunidade de me vingar nos filhos dos primos! Mas isso é outra história. Além, é claro, das surras que apliquei na minha irmã mais nova, para praticar. Desculpe irmã, eu te disse: Smurfs, no Atari, era coisa pra macho!

Enfim, depois do Atari – aos 7 anos, mais ou menos - veio o velho e bom MSX, da Gradiente. Claro que aí começou minha paixão pela informática, mas os jogos ainda eram o objetivo principal. Era uma maravilha juntar os amigos em volta do computador, escolher um jogo, dar o comando run e... Pedir silêncio, que a gente devia ir lá pra fora jogar bola enquanto a fita cassete carregava o jogo. E porta fechada para não atrapalhar! Depois de trinta minutos carregando tudo, a gente voltava, jogava 15 minutos e decidia mudar de jogo. Bons tempos! O MSX não podia ser considerado um fator de sedentarismo. Eu mais jogava bola esperando os loadings, do que qualquer outra coisa. Pelo menos até o advento do disquetão! Louvado seja!

Aos 11 descobri que a minha tão amada locadora de filmes (conto essa história depois, também!) estava alugando um Mega Drive. Eu me lembro que quando eu consegui convencer meus pais a alugarem (o que demorou uma semana, falando todo dia, durante umas 8 horas por dia!), eu peguei Bare Knuckles (para os íntimos, em japonês! A maioria o conhece como Streets of Rage) e Golden Axe. A abertura do Bare Knuckels foi uma das coisas mais emocionantes da minha vida! Que gráficos eram aqueles??? E aquela cor laranja??? Videogames não eram só 16 ou 32 cores???? O Mega alugado vinha só com um controle e com os amigos em casa já dei um jeito de usar um daqueles controles do Atari, com dois botões, no Mega Drive. Tudo bem! o cara só tinha o botão de soco! A primeira vez que ele apertava o botão já “chamava a polícia”! (Se você jogou, sabe do que estou falando). Se tivesse que pular, já era! O cara do controle do Mega tinha que arremessar o cara do controle do Atari. E rezar pra ele não morrer e cair em pé! (Era só colocar pra cima, pô!).

 Esse foi o meu primeiro final de jogo decente, onde as pessoas, efetivamente, pareciam pessoas!

Demorou um tempo até meu pai comprar o Mega para mim (depois de uma campanha “Não esqueça meu Mega Drive”, que durou uns 2 meses). Mesmo o videogame instalado no quarto dos meus pais, acho que o sossego de não ter de me ouvir falar nisso por um tempo foi um grande alívio! Isso, ou o fato de eu ter alugado um jogo chamado Devil Crash – o melhor pinball que já joguei na vida – pelo qual meu pai ficou apaixonado! (E zerou! Acho que tem alguma coisa genética aí no meio...)

Depois disso veio Sega CD (e como eu perdi horas e horas fazendo videoclipes do C+C Music Factory e colocando armadilhas na casa em Night Trap. Eu e mais os outros 20 proprietário de uma Sega CD. Pelo menos não comprei um 32X!), SuperNES (foram tantos jogos... Lembro ainda da jogabilidade do Blackthorne, horas de Sim City e o velho e bom Mario World. Sem contar o FIFA com 5 pessoas no mesmo time), Sega Saturn (nesse eu tenho o World Wide Soccer, na época um clássico! E o velho e bom Puzzle Fighters)... Nintendo 64 (Super Star Soccer Deluxe!!! Wave Racer 64!!! E o 007!!!)...

Em um final de semana na praia – um 1º de Maio – eu tive certeza de que amor à primeira era possível! Eu vi e joguei Final Fantasy VII no Playstation. Aquela abertura e os filmes em Computação Gráfica, até hoje, são coisas que me deixam de boca aberta. Voltando para São Paulo, bora comprar um PS! E assim foi com o PS2, Game Boy, Game Gear... Todos funcionando até hoje. Sem contar nos novos “brinquedos”, meu bom Xbox 360 (em sua 2ª ressureição!) e o novo membro: PS3, da D. Baratinha (se eu falar que é meu, apanho!).

Pensei que após tanto tempo de experiência e bons serviços prestados aos videogames eu estivesse pronto para os próximos lançamentos... Ledo engano... Aqui nasce minha derrocada... O dia? 18 de novembro de 2010.



Fim da Parte 1. (E da minha Vitoriosa história...)

2 comentários:

Unknown disse...

Mesmo assim, com este treino todo... perde pra mim no CDZ... Nem mesmo quando uso o Shun você ganha de mim... Hummm... posso dizer que no SF4 sejamos equivalentes... mas só... quero experimentar ganhar de você em um FPS, acredito que vai levar um coro... vou montar o server de CS, se quiser, pode ir "treinando"... vc só ganha de mim no FUT mesmo, pq não sei jogar nem no real e nem no virtual...kkkk

OBS.: Eu tive um SegaCD... foi uma das épocas mais felizes da minha vida !!! Usado... mas vlw

Al Fear disse...

E eu joguei SegaCD de um amigo. Ele só tinha o jogo da nave passeando pelos encanamentos (não lembro do nome, mas lembro que era identico às cenas da Nabucodonosor de Matrix, 7 anos depois). E esse jogo representou a epoca mais CHATA da minha vida. Ver alguém jogando aquilo era a cura instantânea para a insônia.