sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Agora Falando Sério


Inauguro, agora, uma nova seção nesse blog, a sessão: “Agora Falando Sério”. Assim, como a música do Chico. Nessa sessão (e agora com “S”, pois será um encontro terapêutico, de mim para mim mesmo) eu vou deixar a graça de lado e falar um pouco sobre o que eu sinto, sobre pessoas em minha vida, sobre fatos e acontecimentos... E esse pouco fará com que você, que lê esse blog, me conheça muito. E para quem já me conhece, ratifique algumas certezas!

Esse primeiro eu dedico a todos os amigos, aos meus pais e a minha esposa e filho, mas, em especial, pela situação, à minha irmã e a um amigo do serviço.

Esse texto foi escrito, inicialmente, para um GRANDE amigo que estava passando por uns momentos difíceis, então, esse texto é seu, também, little Brother!

Espero que gostem... Ele tem algumas pequenas alterações, mas a idéia é a mesma do dia que escrevi. Ele se chamava "Réquiem a um Amigo", não pelo fato em si, mas pela dor que ele devia estar sentindo.

Boa Leitura.



Eu podia imaginar o começo de um blog de qualquer jeito – principalmente do meu jeito: fazendo graça - mas acho que uma das funções mais importantes para um texto é fazer o leitor sentir o que o autor sente. E isso é difícil!

Na contramão, é fácil para o autor – pelo menos para esse aqui – se emocionar com os outros e chame de empatia, solidariedade, afinidade; eu chamo de amizade.

E com isso, definitivamente, começo o meu blog. Pode não ser o primeiro texto a ser publicado, mas vai ser o primeiro texto que efetivamente escrevo para alguém ler. E esse texto - essa prece, na realidade - é para um amigo... Não, é para O amigo.

É estranho como a vida da gente dá algumas guinadas que, via de regra, não só nos pega de surpresa, como desmonta a gente. E nessas horas a maior vontade é se esconder em um buraco, jogar tudo para o alto e torcer pra acabar logo... De um jeito ou de outro. E nessas horas é o mundo inteiro contra você: sem razão, só força... Até certa idade (acho que, no meu caso, até uns 60 ou 70... Não sei, só vou saber quando chegar lá!), um bom soco na parede resolve o assunto, mas isso passa a ser insuficiente. A dor ainda é pouca...

São duzentas e “n” coisas passando na sua cabeça e nenhuma delas dá um minuto de folga. O pior: a culpa – pra você mesmo – é toda sua, mesmo que não o seja! E nessas horas eu realmente não sei o que fazer, tanto na posição de problema, como na posição de amigo. E problemas serão sempre problemas: todos têm! Cada pessoa sente na sua intensidade, de 0 a 100%, e para aquele que sofre efetivamente com aquilo – mesmo que essa única pessoa seja 0,001% dos seus amigos - a intensidade da dor é, sempre, 100% pra ele.

Como amigo, acho que só resta ouvir e torcer. Torcer para que tudo acabe bem. Acabe rápido. Acabe em um final feliz, mesmo que finais felizes nem sempre existam. Como ouvinte, cabe ir além de escutar , até porque nem sempre é possível contar o problema - e há de se entender essa parte! Que diferença faz entender isso... E nessas horas, só cabe sentimento... Afinal, nem sempre animar o outro lado é o melhor a ser feito. E com o tempo - com os amigos - a gente vai ganhando essa percepção. E dividindo sentimentos. E só resta rir ou chorar. Com o seu amigo. E dói ver um amigo triste, mais por não ter o que fazer, do que propriamente por sua tristeza.

Então, meu amigo, por mais que o momento, hoje, seja de dor e sentimento de derrota, você não está morto! Vai passar... E, acredite, você fez o seu melhor (e eu não tenho a menor dúvida nessa parte), independente do resultado... E nessas horas também não contam as suas qualidades, por melhores e maiores que sejam (e são), parece que ainda é pouco...

Mas dentre todas as suas qualidades, vale destacar uma: Você é o amigo que me ouve e está comigo sempre que preciso, então eu sei que você vai sair dessa. E, não tenha dúvida, estou com você, sempre!

Um Abraço!


Ainda teremos muitos pores-do-sol pela frente... E o Sol sempre nasce de novo, no outro dia!

2 comentários:

Al Fear disse...

"SEMPRE" nascerá no dia seguinte? http://bit.ly/bPxnTB //A seSSão pode te obrigar a falar sério, mas ninguém me disse que os comentários seguirão esta regra.

Unknown disse...

Obrigada, não sei oq seria da minha vida sem vc....Mas prefiro os seus textos hummm digamos... habituais...rs Tadinha da Stay... Vou promover uma campanha!!! Viva a Stay puft!!!